sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ibama e Polícia Federal desarticulam quadrilha de tráfico internacional de animais com base no RS


 - Uma operação conjunta entre o Ibama e a Polícia Federal (PF), deflagrada na madrugada de terça-feira, teve como alvo uma quadrilha de tráfico internacional de animais que agia no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. A Operação Pampa Verde resultou na apreensão de 400 animais, a maioria passeriformes, e oito mandados de prisão preventiva, além de 10 mandados de busca em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, no interior do RS, e em São Paulo. Os resultados foram apresentados em uma entrevista coletiva ainda na terça-feira (16/10/12), na sede da Polícia Federal.

Segundo o superintendente do Ibama/RS, João Pessoa Moreira Junior, o trabalho conjunto é uma forma de otimizar recursos e potencializar o combate ao tráfico de animais silvestres nesta rota. De acordo com João Pessoa, além do dano às espécies silvestres brasileiras, o tráfico acaba, muitas vezes, por introduzir espécies exóticas, podendo ocasionar prejuízos ambientais e sanitários. “Não se deve comprar animais silvestres sem origem, pois esta é uma maneira de incentivar o tráfico de animais”, alerta o superintendente.

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da PF, delegada Aletea Marona Kunde, o tráfico se desenrolava entre o Brasil (RS/SP), Uruguai (Montevidéu) e Argentina (Buenos Aires), levando animais para estes países e trazendo outros para serem comercializados no RS e em SP. Além da prática de crime ambiental, também foi comprovado, nesta operação, que uma das quadrilhas praticava o contrabando de armas e munições.

Os animais apreendidos serão identificados e receberão a destinação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário